Nascido em uma das mais pobres zonas de Pernambuco, Luiz logo quando pequeno já começou a ter o gosto pela música. Aos 18 anos, Luiz se apaixonou por Nazarena, filha do coronel da região, que quando descobriu a paixão deu uma surra em Gonzaga que, desiludido, foi servir o exército por um total de nove anos, viajando as mais diversas cidades do nordeste e de todo Brasil afora.
Em uma destas cidades que visitou, Juiz de Fora em Minas Gerais, Luiz conheceu um acordeonista e começou a tomar gosto pela música. Em 1939, Luiz desistiu do serviço militar para se dedicar totalmente à música. Aí começou a carreira do maior cantor dos problemas da região mais seca e humilde do país, mas não menos bela: o Nordeste.
Cantando a música "Vira e Mexe" de sua própria autoria, Luiz se lançou ao sucesso na rádio brasileira. Com o contrato pela Rádio Nacional. Depois disso foram só sucessos. Músicas como "Sabiá", "Asa Branca", "Juazeiro" e "A Vida do Viajante". Além disso, parcerias com os mais ilustres compositores brasileiros, como Patativa do Assaré, Manezinho Araújo e Dominguinhos.
O 'Rei do Baião' morreu em 1989, aos 76 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário