quinta-feira, 29 de março de 2012

Três Sambas

Esta semana tive a felicidade de achar em um Sebo no bairro do Ipiranga, chamado Mosaico, uma coleção completa de uma série de CDs chamada 'Os Grandes Sambas da História'. Lá tinham muitos, provavelmente mais de vinte. Porém, como tinha dinheiro para comprar tantos CDs de uma vez, comprei apenas três que me chamaram mais a atenção. Um deles, o número 16 da coleção, trata apenas de música paulista e é fantástico. Tem muito Adoniran e Demônios da Garoa, Paulo Vanzolini e Germano Mathias. Muito bom realmente. A capa também é fantástica, com uma foto do Germano em uma apresentação há muito tempo.


O segundo trata apenas de bossa-nova. Com o número de série 28, tem sucessos da bossa na voz dos mais variados cantores, como Agostinho dos Santos, Dick Farney, Os Cariocas, Vandré, Tom, Miúcha, Jobim e Vinicius. Senti falta da voz do João Gilberto no meio destas outras, mas com um pouco de reflexão cheguei à conclusão de que, provavelmente, ela não está presente pois o 'homem-mistério', como passei a chamar João depois de ler um livro a seu respeito, não autorizou. Mas a canção 'Chega de Saudade' tocada pelos fantásticos Jacob do Bandolim e Zimbo Trio tira qualquer obrigatoriedade da presença da voz do percursor da bossa-nova no mundo.


O terceiro e último é o mais fantástico. Com o número 30 na capa, ele estampa uma imagem do grande sambista carioca Zé Keti, autor de sucessos como 'A Voz do Morro' e 'Máscara Negra'. O CD já começa bem com a belíssima música 'Opinião', cantada pelo cantor e compositor da capa na época da ditadura. Um soco na cara dos militares. Depois dela, outros sucessos continuam embelezando o CD, como 'Sem Compromisso', com Chico Buarque e Marçal; 'Provérbios', de Adoniran e cantada por Rolando Boldrin; um pout-pourri de músicas do Chico cantado pelo grupo de Mussum, Os Originais do Samba e 'Timoneiro', composta e cantada por Paulinho da Viola.


Ia fazer uma avaliação individual de cada CD, mas acho que uma avaliação geral também pode ser proveitosa. Com certeza dou NOTA: 10 para os três álbuns, com uma ressalva. O terceiro, de Zé Keti, se pudesse, receberia nota 11. Fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário