O segundo trata apenas de bossa-nova. Com o número de série 28, tem sucessos da bossa na voz dos mais variados cantores, como Agostinho dos Santos, Dick Farney, Os Cariocas, Vandré, Tom, Miúcha, Jobim e Vinicius. Senti falta da voz do João Gilberto no meio destas outras, mas com um pouco de reflexão cheguei à conclusão de que, provavelmente, ela não está presente pois o 'homem-mistério', como passei a chamar João depois de ler um livro a seu respeito, não autorizou. Mas a canção 'Chega de Saudade' tocada pelos fantásticos Jacob do Bandolim e Zimbo Trio tira qualquer obrigatoriedade da presença da voz do percursor da bossa-nova no mundo.
O terceiro e último é o mais fantástico. Com o número 30 na capa, ele estampa uma imagem do grande sambista carioca Zé Keti, autor de sucessos como 'A Voz do Morro' e 'Máscara Negra'. O CD já começa bem com a belíssima música 'Opinião', cantada pelo cantor e compositor da capa na época da ditadura. Um soco na cara dos militares. Depois dela, outros sucessos continuam embelezando o CD, como 'Sem Compromisso', com Chico Buarque e Marçal; 'Provérbios', de Adoniran e cantada por Rolando Boldrin; um pout-pourri de músicas do Chico cantado pelo grupo de Mussum, Os Originais do Samba e 'Timoneiro', composta e cantada por Paulinho da Viola.
Ia fazer uma avaliação individual de cada CD, mas acho que uma avaliação geral também pode ser proveitosa. Com certeza dou NOTA: 10 para os três álbuns, com uma ressalva. O terceiro, de Zé Keti, se pudesse, receberia nota 11. Fantástico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário