quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

30 anos sem Elis

Hoje fazem 30 anos que o Brasil vive sem a voz emocionante da 'Pimentinha' Elis Regina. Uma das maiores cantoras brasileiras, quiça mundial, é triste saber que se Elis não tivesse abusado do álcool e das drogas, ela ainda poderia estar viva. Com uma voz marcante e profunda, Elis cantou centenas de músicas, muito se tornando grandes sucessos. Quem nunca ouviu 'Como Nossos Pais', de Belchior; 'Romaria', de Renato Teixeira; 'Zelão', de Sérgio Ricardo ou  'Saudosa Maloca', de Adoniran; na voz da Elis?
São versões de diversas músicas que foram cantadas por vários outros artistas, mas que nunca fizeram tão sucesso na voz da Pimentinha. São versões emocionantes de belas canções, onde Elis consegue traduzir toda alegria e tristeza, drama e comédia, de uma letra e uma melodia.


Acho que nunca haverá uma cantora como Elis. Na opinião da maioria dos cantores brasileiros, Elis é unânime. Elis era fantástico. 'Era apaixonado por Elis', diz Gil. 'Elis Regina é fundamental na história da música no Brasil', diz Marina Lima.


A própria Elis se admirava com a sua voz. Em diversas declarações, Elis mostrou que achava mesmo que era uma grande cantora. 'As únicas cantoras brasileiras que cantam são Gal e eu.', disse certa vez.


Por isso, Elis merece nossa admiração. Nunca na MPB haverá uma cantora como essa. Mudando até mesmo a opinião de Elis, diria que não tem nem Gal nem nenhuma outra cantora que chegue perto de sua voz.
Uma pena que não esteja mais por aqui. Certa vez Elis disse, 'Me apaixonei por minha voz'. Não só ela. O Brasil se apaixonou e será eternamente apaixonado por sua voz e principalmente por Elis Regina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário