Este é o terceiro post da série 'É Carnaval!'. Após começarmos com 'Ó Abre Alas', seguido por 'Mamãe Eu Quero', agora é a vez 'Chiquita Bacana'. Composta por Alberto Ribeiro e João de Barro, ou mais conhecido como Braguinha, ela fez sucesso durante muitos carnavais. Abaixo está um vídeo de Eduardo Dussek no programa 'Som Brasil', da TV Globo, em que ele canta a marchinha aqui citada , 'Pirata da Perna de Pau', também composta por Braguinha e 'Vai com Jeito' que será relembrada em um próximo post.
Chiquita Bacana
Chiquita Bacana lá da Martinica
Se veste com uma
Casca de banana nanica.
Não usa vestido, não usa calção
Inverno pra ela é pleno verão
Existencialista (com toda razão!)
Só faz o que manda o seu coração
Logo que foi composta pela dupla de compositores, a marcha ganhou uma gravação da cantora de rádio Emilinha Borba, no ano de 1949. A partir daí, a marcha ficou famosa em todo o Brasil e começou a ser tocada e cantada em blocos de carnaval em ruas cariocas, fazendo dela uma marcha cantada em todos os carnavais posteriores. Até hoje quando se fala em marchinhas de carnaval, se lembra da eterna Chiquita Bacana.
Um dos criadores da Chiquita: Braguinha. |
Uma coisa há de muito interessante nesta marcha. É que ela produziu vários frutos. Um deles é uma composição de Caetano Veloso intitulada 'A Filha da Chiquita Bacana', em que em certo momento, a letra faz uma citação indireta à composição de Braguinha e de Alberto Ribeiro: 'puxei a mamãe'.Abaixo está um vídeo do Caetano no programa 'Os Trapalhões'. Enquanto o compositor e cantor baiano canta a sua música, Dedé, Mussum, Didi e Zacarias faziam sua palhaçadas em uma época que Didi ainda era engraçado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário