segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

É Carnaval! - Ó Abre Alas


Estamos em plena época de Carnaval. Blocos saindo nas ruas e o povo se preparando para viajar e gastar todo dinheiro que podem gastar. É o 'Bola Preta', o 'Bloco da Ressaca' e outros blocos menores nas mais diversas cidades do Brasil. E pra homenagear tal data, o blog vai postar, até o término desta festa, várias marchinhas que fizeram sucesso no passado. Além de contar um pouco da história de cada uma. E vamos começar com a marchinha 'Ó Abre Alas'. Abaixo um vídeo da marchinha com as cantoras Marlene, Emilinha e Ângela Maria.


Ó abre alas
Que eu quero passar
Eu sou Lira
Não posso negar
Eu sou Lira

Não posso negar
Ó abre alas
Que eu quero passar
É quem vai ganhar...
Ó abre alas
Que eu quero passar
Rosas de Ouro
É quem vai ganhar...


A marchinha de carnaval 'Ó Abre Alas' foi a primeira a fazer sucesso nas ruas do Rio de Janeiro. Com a autoria de Chiquinha Gonzaga, ela foi composta no ano de 1899. Ela foi composta para ser cantada no cordão carnavalesco carioca Rosa de Ouro. Esta canção fez tanto sucesso que foi frequentemente usada em programas de TV, posteriormente, como o 'Programa Silvio Santos'.

A compositora Chiquinha Gonzaga


A compositora Chiquinha Gonzaga pode ser considerada uma das mais revolucionárias mulheres no campo musical. Em uma época em que a música era para homens e ainda mal se ouvia falar no termo maestrina, Chiquinha já revolucionava e mudava os rumos da música. Ela, inclusive, foi a primeira mulher a reger uma orquestra. Devido à sua importância, Chiquinha já até ganhou uma série na TV Globo, onde era vivida por Regina Duarte. Para saber mais sobre a pianista, compositora e maestrina, entre no Acervo Digital Chiquinha Gonzaga. Abaixo está um vídeo de divulgação internacional da série.

.

2 comentários:

  1. Olá
    Parabéns pela materia, mas o video acima não é Ó Abre Alas de Chiquinha Gonzaga.
    Att
    Wandrei Braga

    ResponderExcluir