Marcos Vinicius da Cruz e Mello Moraes, ou simplesmente Vinicius de Moraes, compôs algumas das bossas que figuram entre as mais conhecidas do povo brasileiro e até mesmo do mundo. Dentre as mais conhecidas estão "Samba da Benção", "Soneto de Fidelidade" e "Soneto do Amor Total". Mas Vinicius sempre fazia apenas as letras, quase nunca fazendo a melodia. Por isso suas músicas sempre possuem um parceiro de composição, principalmente Baden Powell, Toquinho, Tom Jobim, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.
Vinicius gravou alguns pouquíssimos LPs, a maioria em parceria com o cantor, compositor e violonista Toquinho. Nos CDs em que gravaram, Vinicius cantava e declamava seus poemas sempre acompanhado pelo seu fiel parceiro Toquinho.
Vinicius também ficou conhecido pela sua vida extremamente boêmia. Fumante, apreciador de uísque ( e muito uísque) e conquistador. Vinicius casou um total de nove (eu disse nove!) vezes.
Vinicius teve algumas parcerias pouco conhecidas. Por exemplo, Vinicius possui uma composição com o também cantor e compositor Adoniran Barbosa, com a música "Bom Dia Tristeza". O problema é que esta parceria deu muita confusão, que vai ser explicada no próximo post.
Vinicius morreu em 9 de Julho de 1980, aos 66 anos, de edema pulmonar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário