sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ABC da MPB - Benito Di Paula

Eis o segundo post da série ABC da MPB. Apesar da letra B ter um número gigantesco de excelentes cantores e compositores, estou destacando o meu preferido: Benito Di Paula.


Bio: Uday Veloso, conhecido como Benito Di Paula, nasceu em 1941, em Nova Friburgo, no RJ, e ficou nacionalmente conhecido na década de 70. Seu samba, conhecido como samba joia, mistura arranjos do samba com piano, jazz nuances românticos.
Abaixo, um trecho da participação de Benito no programa Sr. Brasil, do Rolando Boldrin. Nele, o compositor carioca conta um pouco de sua vida ao lado do filho Rodrigo Velloso.


Primeiro e maior sucesso: Normalmente, primeiro e maior sucesso se dividem em duas categorias distintas. Mas no caso de Benito, é a mesma. 'Retalhos de Cetim' foi seu primeiro e maior sucesso da carreira. Apesar de ainda ter emplacado 'Violão Não se Empresta a Ninguém', 'Charlie Brown' e 'Tudo está em seu lugar', nada se compara a 'Retalhos de Cetim'. É conhecida até hoje e muitas pessoas jovens a conhece, devido a diversos grupos atuais ainda a incluírem em seu repertório.


Música Preferida: Benito possui belíssimas canções em seu repertório, mas nada se iguala a 'Ah!Como eu amei'. Em minha opinião, está entre as cinco mais belas da MPB. Apesar de não ser da composição de Benito, e sim de Jota Veloso e Ney Veloso, seus irmãos, a interpretação de Benito é inigualável. 


Melhor álbum: Tenho a felicidade de já ter ouvido todos os álbuns de Benito. Normalmente, sou conservador e prefiro os mais antigos. Porém, com Benito o caso é diferente. O seu último CD lançado é impecável. Possui os maiores sucessos de sua carreira cantados com uma emoção nunca antes vista. Vale muito a pena ouvir 'Benito Di Paula - Ao Vivo', gravado em 2009. É sensacional. Você pode ver o DVD do show clicando AQUI.


Enfim, Benito é sensacional. Possui composições fantásticas e que emocionam a todos. É um artista que deve ser relembrado, já que continua fazendo shows. É inconcebível um compositor e cantor tão talentoso quanto Benito, estar sem aparecer frequentemente na TV ou no rádio.
Além disso, espero que quem não conhece a carreira e as músicas de Benito, passe a conhecer o trabalho deste gênio. Vale a pena.
E, para não deixar de falar dos outros cantores/compositores com a letra B que poderiam estar aqui, temos Baby do Brasil, Baden Powell, Banda Black Rio, Barão Vermelho, Bebel Gilberto, Belchior, Beth Carvalho, Bezerra da Silva, Biquíni Cavadão, Billy Blanco, Blitz e muitos outros ótimos músicos. 
Abaixo, um desses que citei da lista extra cantando com Benito Di Paula: Beth Carvalho cantando vários sucessos com o mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário