terça-feira, 22 de março de 2011

Adoniran - O Mestre do Samba Paulista

Hoje o post será especial sobre o meu cantor e compositor preferido: Adoniran Barbosa.



João Rubinato, Adoniran para os intimos, é o nome verdadeiro deste sambista que popularizou  o samba paulista. Com sua voz rouca e estilo de vida boêmio, Adoniran conquistou espaço na música, no cinema, na composição e até mesmo na área da atuação, encenando papeis em novelas como "Mulheres de Areia" e filmes como "O Cangaceiro", do conceituado diretor Lima Barreto.


Mas na música que Adoniran se consagrou. Criou sambas imortais como Trem das Onze, Samba do "Arnesto", Saudosa Maloca, entre outros. Ora, quem nunca escutou os versos "moro em Jaçanã / se eu perder esse trem / que sai agora as 11 horas / só amanhã de manhã".


Por isso reverenciamos este eximio sambista que popularizou  o samba paulista e enterrou de vez a infeliz frase pronunciada pelo músico e poeta Vinicius de Moraes: "São Paulo é o túmulo do samba! ".


Causo: Sempre iremos colocar um causo do artista a qual falaremos no Blog. Este foi contado por Canhotinho, um dos integrantes do grupo Demônios da Garoa.
 Certa vez Adoniran foi a um ensaio juntamente com Canhotinho, porém era um dia de muito frio e Adoniran resolveu ir à uma loja de roupas. Ao chegar a loja, que estava fechando, Adoniran começou a experimentar camisas de lã, de seda, de flanela, etc. e selecionando as que mais gostava. Depois escolheu dois paletós, um cinza e um azul, para completar a sua safra de roupas. O vendedor que estava esperando a um certo tempo Adoniran experimentar as roupas para ir embora, estava feliz da vida, pelo grande números de roupas selecionadas pelo sambista. Ao ver Adoniran terminar de provar as roupas o vendedor pergunta: " Vai levar todas Adoniran?" e ele com sua voz rouca responde "Não. Hoje eu vim só pra experimentar..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário