quarta-feira, 30 de março de 2011

Porque Trem das Onze?

Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã,
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã.
Além disso, mulher
Tem outra coisa,
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar,
Sou filho único
Tenho minha casa para olhar



Quem nunca ouviu os famosos versos acima? Sim, hoje iremos novamente falar sobre o Mestre Adoniran Barbosa. Muitos se perguntam o porque de Adoniran ter escrito a letra "Trem das Onze" com um trem saindo às onze horas e porque da personagem morar em Jaçanã. Bom, lá vai a explicação.




O horário até hoje é um enigma. Nunca saiu um trem da estação Jaçanã às onze horas. Provavelmente usou este horário somente para rimar. Porém era verdade que existia uma estação em Jaçanã, demolida posteriormente. Segundo consta em sua biografia, Adoniran foi até lá no dia da derrubada fazer uma "singela" homenagem.  


Já a história de Jaçanã é outra. Vou contar uma passagem que o cantor, compositor e zoólogo Paulo Vanzolini contou sobre tal enigma:
Certa vez perguntei ao Adoniran o porque de na música 'Trem das Onze' ele diz "moro em Jaçanã" se os moradores locais dizem "moro no Jaçanã". Adoniran com muita calma me respondeu: 'Eu sei lá onde fica essa porcaria!'.
Ou seja, Adoniran escreveu sobre o Jaçanã só pra rimar. Não tinha ideia de onde ficava o Jaçanã, mesmo morando em São Paulo!! Outra curiosidade: Adoniran morria de medo de trem, pois temia ficar preso nas portas quando eram fechadas!


Ele era mesmo o Mestre! Viva Adoniran Barbosa!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário