terça-feira, 13 de setembro de 2011

Adoniran e Vinicius

No post anterior, que comentei sobre a vida de Vinicius de Moraes, citei rapidamente a parceria Vinicius e Adoniran na música "Bom Dia Tristeza".
Tal parceria causou uma grande confusão entre os dois na época em que tal música foi tocada nas rádios de todo o país, pois Adoniran e Vinicius nunca se conheceram nem nunca se falaram.
O que aconteceu foi que a cantora Aracy de Almeida, amiga de ambos compositores, recebeu das mãos de Vinicius de Moraes este poema intitulado "Bom Dia Tristeza". Vinicius disse à Aracy que não sabia o que fazer com tal letra e mandou ela fazer o que quisesse com o poema. Aí que entra Adoniran Barbosa.


Aracy, grande amiga de Adoniran, deu a letra para o cantor paulista que rapidamente a musicou e gravou, começando assim a ser divulgada nos rádios brasileiros como sendo uma parceria inédita entre Vinicius e Adoniran. Vinicius, ao saber que a música estava sendo divulgada como parceria entre ambos ficou possesso. Ameaçou processar Adoniran se não retirasse seu nome da composição e começou a caluniar Adoniran todas as vezes que o via. Adoniran sempre negou ter plagiado Vinicius e sempre afirmou que agiu com honestidade, fato comprovado muito tempo depois por Vinicius que confirmou a versão de Adoniran.


Ou seja, Adoniran desmentiu duas vezes Vinicius em toda sua vida. Uma ao mostrar que a parceria foi honesta e outra ao comprovar que São Paulo não era o túmulo do samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário