sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Hermínio Bello de Carvalho

Uma das pessoas que mais tenho admiração é Hermínio Bello de Carvalho. Além de um ótimo cantor, é também um excelente compositor e poeta. Compôs, entre outras, 'Timoneiro', 'Sei Lá, Mangueira', 'Doce de Coco' e 'Mas Quem Disse que Te Esqueço'.
O único problema é que é muito difícil encontrar qualquer material relacionado à sua obra. CDs são raros. Nem mesmo em grandes sebos se acha. Por isso, hoje fiquei muito feliz. Descobri um site, chamado 'Acervo HBC', em que é possível encontrar centenas de músicas, poemas e textos de Hermínio. Além disso, documentos do artista também podem ser facilmente encontrados no site. Desde partituras, caricaturas, crônicas e documentos pessoais. Ou seja, o site é completo e perfeito. Ótimo para quem não conhece ou deseja conhecer mais este artista completo que é Hermínio Bello de Carvalho.
PARA ENTRAR NO SITE CLIQUE AQUI.
 O poema abaixo se chama 'Labirinto' e é um dos meus preferidos de Hermínio. Ele, e todos os seus outros poemas, estão disponíveis no site.


         Acho bonito falar alemão.
Por isso, talvez, eu não queira aprender a falar
[alemão.
Se eu falasse alemão
as pessoas iriam dizer, simplesmente, “ele fala
[alemão”
e aí perderia toda a graça.
A graça está em achar bonito falar alemão.

Por isso, às vezes,
eu deixo de fazer algumas coisas.
Deixo de dizer que te amo
porque dizer que te amo soaria como uma
[banalidade a mais
nesse mundo cheio de banalidades
e onde habito eu, um poeta das banalidades.
E simplesmente me calo, deixo a barba crescer
escrevo poemas para depois apagá-los de
[minha lembrança
e esqueço coisas que seriam inesquecíveis
simplesmente porque perdi a capacidade
de reter as coisas boas em minha memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário