quarta-feira, 18 de julho de 2012

BIO! - Adoniran

Hoje o blog estreia uma nova postagem: a BIO!, onde irei fazer um pequeno resumo da biografia de alguns artistas da MPB. Para começar, escolhi Adoniran Barbosa, meu compositor favorito. Espero que gostem desta nova etapa do Skindo LêLê.


- ADONIRAN BARBOSA
Nome Completo: João Rubinato
Nascimento: 6 de Agosto de 1910 ou 1912
Local de Nascimento: Valinhos, SP
Morte: 1982
BIO!:Adoniran nasceu João Rubinato, na cidade de Valinhos. Logo cedo abandonou a escola e passou a ajudar o pai no serviço de cargas e depois como entregador de marmitas, sendo esse o seu primeiro emprego. Em 1924 foi com a família para Santo André, onde trabalhou como pintor, tecelão, encanador, serralheiro e garçom. 
Inicia no samba com a música 'Filosofia', do Noel, num programa de rádio. Depois disso, começa a cantar músicas de outros compositores, coisa que não lhe agrada. Decide compor e a fazer relativo sucesso, estourando em todo o país com 'Trem das Onze'.
Depois do rápido sucesso, continua compondo, lançando ainda clássicos do samba como 'Saudosa Maloca', 'Tiro ao Álvaro' e 'Samba do Arnesto'.
Morre em 1982, aos 72 anos, com problemas no pulmão. 


Curiosidades: 
* O seu verdadeiro nome não lhe agradava. Escolheu então, Adoniran Barbosa. Adoniran veio de um amigo seu de boemia, Adoniran Alves. Já Barbosa veio de seu sambista preferido: Luís Barbosa.
* Você pode ter reparado que no começo coloquei duas datas de nascimento. Isso se deve ao fato de que Adoniran afirmava categoricamente que nascera em 1912. Porém, em sua certidão, constava 1910. Isso porque seu pai alterou o ano de nascimento para Adoniran poder trabalhar mais cedo. Ou seja, Adoniran é mesmo de 1912.
* O cachorro de Adoniran, Peteleco, era eterno segundo seus amigos. Isso porque toda vez que Peteleco morria, Adoniran procurava outro vira-lata parecido com o anterior e punha o mesmo nome. Por isso, todos achavam que era sempre o mesmo cachorro.
* Durante a ditadura militar, Adoniran recebeu a censura em algumas de suas músicas. Uma delas foi 'Tiro ao Álvaro'. Os militares não aceitaram o número absurdo de erros gramaticais na letra. Por isso não se encontra uma gravação somente de Adoniran cantando o samba.

CD´s: Abaixo, alguns CDs estão disponíveis para download. Para realizá-lo, clique na imagem e já será redirecionado ao site 'Um Que Tenha'.

+ Abaixo, Adoniran participando do programa 'Ensaio', da TV Cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário