quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vergonha em O Maior Brasileiro de Todos os Tempos


Ontem começou a ser exibido pelo SBT e com a apresentação de Carlos Nascimento, o programa 'O Maior Brasileiro de Todos os Tempos', onde o PÚBLICO, repito, o PÚBLICO escolheu a personalidade que representa o maior brasileiro da história na sua opinião. E ontem me deparei com um verdadeiro assassinato na história deste país.
Este blog é de música e deveria apenas comentar os nomes de músicos presentes na lista dos 60 primeiros. Mas minha revolta é tão grande, que vou comentar um pouco além disso.
Primeiro: Tom Jobim e Chico Buarque. O que eles estão fazendo no fim da lista? E pior: o que eles estão fazendo atrás da Joelma, do Amado Batista, da Claúdia Leitte, da Ivete Sangalo e do Luan Santana? Ivete Sangalo, por um acaso, ajudou a derrubar a ditadura no Brasil com músicas inteligentes e com um sentido forte por trás das letras? Será que, se Frank Sinatra estivesse vivo, cantaria uma canção da Joelma? O que Luan Santana ajudou na consolidação da história do Brasil?


Segundo: O que Carlos Drummond de Andrade está fazendo atrás de Tiririca? Sinceramente, achei que Tiririca estar em 48º é bem a cara do Brasil. Uma palhaçada. Assim como agiram os que votaram em pseudo-celebridades numa votação que deveria ser levada a sério, mas não foi.
Terceiro: Para mim, o pior da votação. O que escancarou o quão mal votada ela foi. Elis Regina atrás de Ivete Sangalo. Sinceramente, algum imbecil acha que a Ivete é melhor que a Elis? Se sim, acho que você deveria repensar se você é um verdadeiro brasileiro. Elis é infinitamente melhor do que a Ivete. Sem comparações.



Não sei, mas me pareceu que o brasileiro não entendeu a pergunta do programa. Ao invés de votar na personalidade mais importante da história deste país, votou no seu artista preferido, pois se tivesse entendido o que o programa busca, não apareceria na lista pessoas como algumas das citadas acima. Carlos Nascimento disse que irá haver uma segunda fase. Espero que o brasileiro seja mais consciente e não vote mais  em qualquer um. Seja ele jogador de futebol (Dedé do Vasco), pseudo-celebridade (Lua Blanco) ou cantores sem sentido e sem nenhuma importância histórica (Luan Santana, Ana Paula Valadão, Ivete, Cláudia Leitte e, principalmente, Joelma). Carlos Nascimento, se pudesse falar novamente, teria dito ao final do programa: 'Nós já fomos mais inteligentes'.

Se você quiser conferir a lista completa dos 60 mais votados, clique AQUI.

2 comentários:

  1. você esqueceu do que mais me revoltou: MICHEL TELÓ. Já foi o cumulo do ridiculo a revista veja declarar que a musica 'ai se eu te pego' caracteriza o Brasil, mas vê-lo entre um dos maiores brasileiros de todos os tempos (na frente, inclusive, de pessoas que realmente tiveram algum significado na história desse país) comprovaram algo em que eu já acreditava a algum tempo: não há mais esperança para esse povo alienado, o Brasil é um país perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Esqueci de comentar a sua nem tão inesperada aparição na lista. Acho que fiquei tão revoltado com a Joelma que esqueci dele. Mas vai aqui minha indignação de Michel Teló entre os 100 mais. Como você disse: Brasil, um país perdido.

      Excluir