quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sambabook do Martinho da Vila

Ano passado, foi lançado o Sambabook de João Nogueira. Ficou sensacional. No mês passado, foi lançado o Samba Book deste ano, feito em homenagem ao compositor e cantor Martinho da Vila. E o resultado é um dos melhores CDs e DVDs que já tive a oportunidade de ver. Reuniu os maiores nomes da MPB e deixou as músicas de Martinho ainda mais perfeitas.


O Sambabook é formado por dois CDs. Vamos primeiro falar do primeiro. Nele, estão contidas ótimas músicas de Martinho. 'Quem é do Mar não Enjoa', 'Disritmia', 'Grande Amor' e 'Roda Ciranda'. Deve-se atentar às ótimas interpretações de Paulinho da Viola, João Donato e Luiz Melodia. Porém, inesperadamente, o brilho do primeiro CD ficou com a roqueira Pitty, que interpretou brilhantemente a difícil canção 'Roda Ciranda'. Fiquei decepcionado com a interpretação da música 'Pra Que Dinheiro?'. Pedro Luís não soube ousar e ficou com uma interpretação extremamente morna. Uma pena.


Porém, é o segundo CD que emociona e mostra todo o potencial da música brasileira. Vários sucessos de Martinho, como  'Casa de Bamba', 'Madalena do Jucu', 'Amor Não é Brinquedo' e 'Canta, Canta Minha Gente', são eternizados na voz de cantores como Leci Brandão, Jair Rodrigues, Elza Soares e João Bosco. A última canção, 'Canta, Canta Minha Gente' ficou fantástica. Martinho da Vila com vários dos convidados recebidos transformaram a música num encontro sensacional de vários ótimos cantores. Porém, o brilho de todo o álbum está em uma música.: 'Ex-Amor', com Ney Matogrosso. A interpretação de Ney deixou a música mais perfeita do que já é. Emocionante e tocante. Uma obra de arte. A melhor interpretação que já ouvi nos últimos tempos.


Enfim, o Sambabook ficou ótimo. Ótimos interpretações, músicas sensacionais e ainda abriga a obra de arte mencionada acima, a música 'Ex-Amor'. Recomendo fortemente que este álbum, seja o CD ou o DVD, seja  escutado pelos apreciadores da boa música.

NOTA: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário