sábado, 22 de setembro de 2012

Dois CD's do Toquinho

Na semana passada, quando fui ao show do Toquinho, estava despreparado e não tinha nenhum CD comigo para ele poder autografar. Por isso, pouco antes do show, comprei o álbum 'Mosaico', que Toquinho havia lançado em 2005 e relançado no ano passado.
A parceria do Toquinho com Paulo César Pinheiro nas composições das faixas deixou o álbum com toques de samba, bossa-nova e até mesmo fado.
Parte desta obra foi composta especificamente para a peça de teatro 'Outros Quinhentos', do genial Millôr Fernandes. A outra parte foi composta pela dupla para completar as 12 canções propostas ao 'Mosaico'.


Apesar de ter algumas canções um pouco 'sem sal', a maioria delas é bem bacana de se escutar. 'Marujo', 'Descobrimento' e 'Além do Mar' são as que mais me agradaram. Possuem melodias agradáveis e letras bem diferentes. 
Porém, o mais divertido de se observar, é que se observar a letra de todas as canções e seus significados, elas formam um modo diferente e irônico de se contar a história do Brasil.
Por fim, achei o álbum bom. Poderia ser bem melhor, considerando que os autores desta obra são dois gênios da MPB. 

NOTA: 7


O outro álbum que irei avaliar é o 'Toquinho - Ao Vivo', sendo este um especial dos 50 anos de Bossa Nova completados em 2008, tal qual o álbum 'Os Cariocas - Ao Vivo'. Ou seja, este CD foi um verdadeiro achado, devido ao longo tempo de lançamento deste álbum e pelo preço: apenas R$14,99 nas Lojas Americanas.


Fiquei fascinado pelo álbum. Os maiores sucessos da bossa-nova estão lá, fazendo o ouvinte se emocionar a cada faixa pela interpretação perfeita do Toquinho. 'Tarde em Itapuã', 'Samba da Benção', 'Regra Três', 'Corcovado' e 'Carta ao Tom 74' são algumas das que estão presentes no CD, sendo que esta última, 'Carta ao Tom 74', foi inteiramente instrumental. Incrível o poder que alguns instrumentistas tem de deixar a música mais bela ainda sem a letra, como é o caso desta interpretação.
Porém, 'Aquarela', é claro, é a mais bonita de todo o CD. A música em si já é belíssima e a interpretação do Toquinho a deixa mais bonita ainda. 
Cada vez que a ouço, acho ela uma das mais emocionantes músicas da MPB. Quiçá, a mais emocionante. 


Concluindo, adorei este CD. Possui os maiores sucessos do compositor paulista e grandes canções da bossa-nova. Vale a pena comprar e se deliciar com este CD.

NOTA: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário