terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dorival Caymmi - Série Nordeste

De novo venho escrever este post pela sugestão da leitora Luzia Telles. A vez agora é sobre Dorival Caymmi. Dorival é um dos mais conhecidos cantores baianos e um dos maiores cantores da música nordestina. "Ninguém cantou o mar como Dorival", disse Luzia. Dorival é mesmo um marco para a música brasileira.
Com seu ritmo lento e vagaroso, que estereotipou a figura do baiano como alguém preguiçoso, Dorival conquistou rapidamente os corações do povo brasileiro.
Parceiros inigualáveis acompanharam Caymmi, como Carmen Miranda, cantando a canção "O que é que a baiana tem". Além disso, Dorival teve uma das maiores graças da música: ser reconhecido um ótimo cantor e compositor, sem hipocrisias ou falsidades, por quase todos cantores brasileiros, incluindo Tom Jobim:


Cquote1.svgO Dorival é um gênio.Se eu pensar em música brasileira, eu vou sempre pensar em Dorival Caymmi.Ele é uma pessoa incrivelmente sensível, uma criação incrível.Isso sem falar no pintor, porque o Dorival também é um grande pintor.Cquote2.svg

Por isso Dorival merece respeito e reconhecimento. Abaixo alguns vídeos de Dorival:

Dorival e Carmen em "O que é que a baiana tem"

Tom e Dorival em "Samba da Minha Terra"

        Dorival Caymmi em "Marina Morena"

A partir deste post iniciarei uma série de artigos sobre os mais diversos cantores e compositores do nordeste, desde Luis Gonzaga à Patativa do Assaré.
Mande suas sugestões para a "Série Nordeste"



Nenhum comentário:

Postar um comentário