segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Patativa do Assaré - Série Nordeste

Terminando a Série Nordeste, desta vez irei falar sobre um poeta e compositor nordestino, que mostrou com clareza as dificuldades que este povo enfrentava e ainda enfrenta.
Patativa do Assaré foi uma das principais figuras musicais do século XX. Publicou alguns livros de poesias, como "Inspiração Nordestina". Este livro foi apoiado por José Arraes de Alencar, que logo que ouviu os poemas sendo declamados por Patativa na rádio, sentiu o potencial que o compositor cearense possuía. Abaixo uma de suas poesias:
Caboclo Roceiro
Caboclo Roceiro, das plaga do NorteQue vive sem sorte, sem terra e sem lar,A tua desdita é tristonho que canto,Se escuto o meu pranto me ponho a chorar.....
Tu és meu amigo, tu és meu irmão.

Além desse livro de poesias, Patativa escreveu mais 11 livros. Dentre os mais conhecidos estão "Ispinho e Fulô" e "Aqui tem coisa".
O que mais impressiona no artista Patativa é a sua abrangência e habilidade nas mais diversas atividades que exercia.
Patativa também era cantor. Em 1979, Patativa gravou seu primeiro LP em parceria de produção com o também cantor Raimundo Fagner. O LP, chamado "Poemas e Canções", fez sucesso e agradou a crítica em geral.


Patativa morreu aos 93 anos, em Assaré, cidade onde nasceu, viveu e morreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário