terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

É Carnaval! - Mamãe Eu Quero


Agora vamos ao segundo post da série 'É Carnaval!'. Após começarmos pelo sucesso 'Ó Abre Alas', de Chiquinha Gonzaga, hoje iremos falar sobre a marchinha 'Mamãe Eu Quero', sucesso na voz de Carmen Miranda. Abaixo está um vídeo da marcha na voz da 'Pequena Notável'.


Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta
Dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar

A primeira gravação da marchinha 'Mamãe eu Quero' data em 1937, sob a autoria de Jararaca (da saudosa dupla Jararaca & Ratinho) e Vicente Paiva. Porém, ela só foi definitivamente considerada marcha de carnaval posteriormente com a gravação dela na voz de Carmen Miranda, regravada pela Pequena Notável em 1941. A partir daí, a música caiu no gosto popular e foi parar na boca do povo nos famosos blocos carnavalescos cariocas.
Um dos compositores da marcha: Jararaca

Um dos grandes equívocos atribuídos à essa música é a sua autoria. Muitas pessoas acham que quem compôs a marcha foi a própria Carmen Miranda. O que é um grande erro. Carmen Miranda nunca compôs uma música, cantando sempre músicas de Dorival Caymmi e alguns outros compositores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário