quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Herivelto Martins e Dalva de Oliveira

Esta semana, Herivelto Martins teria completado 100 anos se estivesse vivo. Muito conhecido pelo 'Trio de Ouro', composto pelo próprio Herivelto; Dalva de Oliveira, sua esposa e Nilo Chagas, que cantavam principalmente canções compostas pelo Herivelto. Além disso, Herivelto e Dalva tiveram um relacionamento extremamente conturbado. Ele traía Dalva frequentemente, que sempre desmascarava as traições mas não fazia nada. As poucas vezes que reclamava com o marido, Herivelto agredia Dalva. Essa situação não durou muito, terminando com a separação do casal e causando uma séria briga pelos direitos autorais das composições interpretadas pelo 'Trio de Ouro'. Mas pode-se dizer que foi a partir daí que começou as grandes composições.


Após a separação, Dalva seguiu carreira solo e Herivelto deu continuidade no 'Trio de Ouro'. E isso causou uma grande briga musical. Herivelto mandava indiretas em suas composições, enquanto Dalva de Oliveira, assessorada por Ataulfo Alves e Nelson Cavaquinho, respondia a altura.  Começou com o grande sucesso 'Cabelos Brancos' do lado de Herivelto e respondido pela sua ex-esposa com 'Tudo Acabado', que obteve grande aceitação do público. Assim, Herivelto respondeu com outras quatro composições: 'Caminhemos', 'Quarto Vazio', 'Caminho Certo' e 'Segredo'. Dalva não deixou por menos e respondeu com 'Calúnia', 'Mentiras de Amor' e 'Errei Sim', sendo que esta última foi um sucesso abrasador. E assim foi durante anos.


Apesar do fim triste de Dalva, que pedia constantemente para ver Herivelto em seu leito de morte, o que não aconteceu, ela é e sempre foi considerada uma grande pessoa e mulher. Quem saiu ganhando foi Herivelto, que compôs belíssimas canções em resposta à Dalva e que pode conviver com essa grande pessoa durante anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário