sábado, 23 de junho de 2012

Três Dicas de Leitura

Um amigo meu, Mauro Dall´Acqua, me emprestou três excelentes livros que falam de personagens e de estilos musicais da MPB em geral. Abaixo, breves comentários sobre cada um dos livros que li. Eles podem ser achados em sebos e em livrarias, para quem se interessar pela leitura, que já adianto ser muito boa.

Literatura Comentada - Noel Rosa



O livro é dividido em duas partes. A primeira é um resumo da curta vida deste compositor da Vila Isabel. O parto complicado que acarretou na deficiência do queixo, a vida amorosa complicada, a boêmia e a mente criativa do compositor são amplamente discutidos nesta parte. A segunda, é uma analise delicada de algumas músicas do Noel. As letras, na integra, são analisadas e comentadas pelos autores desta obra. Recomendo e muito este livro para dois tipos de pessoas: para quem quer saber mais da vida deste gênio da MPB e para quem irá prestar ENEM e outros vestibulares. Músicas de Noel Rosa caem constantemente e, com essa analise cuidadosa, fica muito mais fácil responder as questões na hora da prova.

Cartola - Os Tempos Idos


Na minha opinião, este foi o melhor dos três livros lidos. Ele conta em detalhes a vida sofrida deste cantor e compositor mangueirense, assim como curiosidades como o motivo do apelido Cartola, o nariz deformado, os óculos escuros e a explicação de algumas letras de seus sambas. Além disso, o livro têm fotos fantásticas que retratam Cartola em sua juventude, o Zicartola, a visita de Walt Disney à quadra da Mangueira e muitas outras imagens curiosas. Também há, no final da obra, uma seleção de canções e poemas do mangueirense que ainda não foram sequer gravadas.

Chega de Saudade


Este livro de Ruy Castro é genial. Retrata, com perfeição, as raízes e a origem da Bossa Nova. João Gilberto, João Donato, Tom Jobim, Dick Farney, Vinicius de Moraes e muitos outros grandes músicos deste movimento são tratados com maestria, parecendo em alguns momentos que é uma biografia completa de cada um desses responsáveis pelo despontamento da Bossa Nova e não uma biografia do movimento em geral. Recomendo este livro que Ruy Castro, novamente, escreve com sua já habitual perfeição.


Um comentário:

  1. Os livros já passaram pelas minhas mãos,
    Sugiro que passem por outras.
    Fica como um presente para as pessoas que seguem este blog possam usufruir dessa deliciosa leitura.
    Um abraço aos jovens que curtem cultura.

    ResponderExcluir