sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O ENEM e a MPB II

Todo ano, invariavelmente, cai na parte de Linguagens do ENEM, questões que envolvem a MPB. No ano passado, após a realização das provas, postei algumas questões que mantinham esta relação e que podem ser vistas AQUI.
Este ano também irei fazer um artigo especial sobre o exame, mas antes irei fazer algumas observações sobre um compositor que cai frequentemente. É muito provável que caia alguma música de Noel Rosa, como acontece todo ano (ano passado foram duas questões sobre o poeta da Vila). Preste atenção na época em que o compositor viveu, que é muito curta (1910 - 1937). Além disso, as músicas de Noel tratam com ironia dos problemas sociais da época: falta de dinheiro, devido à crise de 1929; a malandragem; além do início da industrialização brasileira, como pode ser visto no vídeo abaixo da música 'Três Apitos'. Não se esqueça que Noel tratava mais de problemas localizados, em sua terra natal, o Rio de Janeiro.


Dentre as músicas que acho que podem vir a cair no exame, por terem o tema de Noel bem definido, sendo um prato cheio para o exame, são:
Claro que Noel tem uma infinidade de músicas e a chance de não cair uma dessas é gigantesca. Porém, se você ler a letra ou ouvir as canções acima, já é um passo se cair uma questão do compositor carioca. Você já saberá um pouco do estilo irônico e de protesto dele. Leia as músicas. A chance de cair Noel  no ENEM é enorme. Diria que certa.

Além disso, Chico Buarque (Construção, Cálice, Apesar de Você); Adoniran Barbosa (Saudosa Maloca e Abrigo de Vagabundo) e Geraldo Vandré (Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores) possuem claro apelo popular e de protesto em suas músicas, coisa que agrada ao ENEM. Foque nesses artistas pois, com certeza, algumas letras de suas músicas irão cair no exame.

E agora só tenho a desejar BOA SORTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário