terça-feira, 6 de novembro de 2012

O ENEM e a MPB II

Após dar alguns palpites sobre o que poderia cair sobre a MPB no ENEM, tive a surpresa de não cair nada de Noel ou Chico, que são artistas recorrentes nos exames. Ao invés deles, caiu Luiz Gonzaga (um tanto quanto previsível, pelo seu centenário), Os Mutantes, Simonal e Blitz. Abaixo, coloquei as questões e algumas curiosidades ou o vídeo da música.


A VIDA DE VIAJANTE

Música clássica para retratar o sofrimento do nordestino. Um dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga, essa questão retratava justamente os transtornos do nordestino em ter que mudar de localidade por causa da seca. Uma belíssima música, que vale ser lida, ouvida e compreendida.



AQUI É O PAÍS DO FUTEBOL


Confesso que não conhecia essa canção do mestre Simonal. Achei-a muito interessante. Nunca tinha visto uma música dele em que criticava um hábito do brasileiro. É muito difícil achar composições dele assim. Por isso, vale a pena conhecê-la um pouco mais, com a interpretação do filho dele, o Simoninha.



BLITZ


Essa questão tinha apenas o trecho inicial de 'A Dois Passos do Paraíso', em que, no início, Evandro Mesquita faz uma introdução radiofônica. Essa canção, em especial, é fantástica. Acho que possui uma belíssima letra e melodia. Se você não a conhece, vale a pena conhecê-la.




MUTANTES

Na minha opinião, essa foi a melhor questão da prova! Essa foi a única questão que, tendo conhecimentos musicais brasileiros, era certo que você acertasse a questão. A pergunta não tem quase nenhuma informação adicional, apenas o fato d'Os Mutantes serem contracultura. O candidato poderia pensar muito e tentar chegar a conclusão de que a contracultura leva à sonoridades experimentais. Porém, isso leva tempo e não é sempre que acontece tal relação. Por isso, aqueles que conhecem Os Mutantes, acertaram.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Contracultura -> vanguarda -> experimentalismo -> elementos populares e eruditos. Essa assimilação é possível mesmo sem conhecimento da sonoridade da banda. De qualquer maneira, é deixada clara a exigência do ENEM quanto a uma certa riqueza cultural do estudante.

    ResponderExcluir